Ansiedade

Ansiedade é um conjunto de emoções que antecedem a algum desafio, a uma expectativa de algum episodio importante ou situação arriscada ou estressante.

Estas emoções são processada em nosso cérebro e geram uma resposta física de enfrentamento ou fuga da situação a ser enfrentada como antecipação ao estresse.

A expectativa pode estar relacionada a um evento positivo e desejoso ou para nos preparar para uma situação perigosa ou ruim.

A ansiedade é portanto um mecanismo natural e fundamental para o sucesso da especie humana. Em situações de enfrentamento de desafios, este mecanismo aumenta consideravelmente as chances de sucesso quando nos prepara para darmos o nosso melhor. Em situações que sejam potencialmente perigosas, a ansiedade nos dá recursos para estar fisicamente em melhores condições e proporciona maiores chances de sucesso para escaparmos ou enfrentarmos. 

Passado a situação, nosso organismo volta a situação normal. As alterações fisiológicas ocorridas para tratar a ansiedade são novamente normalizadas. Perceba que este mecanismo é um processo biológico. 

Sendo este mecanismo algo natural e positivo temos que entender o motivo pelo qual normalmente se associa a ansiedade como algo ruim. A razão para este entendimento esta no fato deste sistema biológico ser complexo e passível de falhas quando por diversos fatores perde seu equilíbrio e propósito, passando a nos prejudicar. Em desequilíbrio, passamos a permanecer neste estado mesmo quando não estamos diante de vivermos algum momento estressante real.

A ansiedade pode chegar a prejudicar a vida do indivíduo tomando proporções patológicas. Neste caso ela se caracteriza por sensações de perigo e medo sem que haja uma ameaça real, ou sem que esta ameaça seja proporcional à intensidade da emoção.

Distúrbios de ansiedade:

  • Transtorno de ansiedade generalizada;

  • Transtorno do pânico;

  • Agorafobia;

  • Transtorno obsessivo-compulsivo;

  • Transtorno do estresse pós-traumático;

  • Fobia social;

  • Fobias específicas;

  • Ração aguda ao estresse;

  • Transtorno de adaptação;

Conhecido um pouco sobre a ansiedade vamos compreende-la pelo aspecto fisiológico.

Trabalho acadêmico atestando a eficacia da Reflexologia para o controle da ansiedade:

a)    The effects of foot reflexology massage on anxiety in patients following coronary artery bypass graft surgery: A randomized controlled trial

Autores

Masoumeh Bagheri-Nesami; 

Seyed Afshin Shorofi ;

Nahid Zargar;

Maryam Sohrabi;

Afshin Gholipour-Baradari eAlireza Khalilian.

DOI: https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2013.10.006

b) Effect of Foot Reflexology Intervention on Depression, Anxiety, and Sleep Quality in Adults: A Meta-Analysis and Metaregression of Randomized Controlled Trials

TY  - JOUR

PY  - 2020/09/15

JO  - Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine

Autores

Wang, Wei-Li

Hung, Hao-Yuan
Chen, Ying-Ren
Chen, Kuang-Huei
Yang, szu-nian
Chu, Chi-Ming
Yuan yu, Chan
DOI: https://doi.org/10.1155/2020/2654353