TPM

A TPM ou síndrome pré-menstrual é uma condição caracterizada por sintomas incômodos como tensão, irritabilidade, depressão, dor de cabeça, ansiedade e perda de autocontrole.

Ocorre no período que precede a menstruação, que varia de uma semana até um dia antes. A principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina, que interfere no sistema nervoso central. Lembrando que hormônio vem do latim e significa humor. Fica fácil de entender que variações hormonais irão afetar o humor. Outro fator é que neste período há uma queda nos níveis de serotonina que um neurotransmissor (hormonal) que trabalha com estados de prazer, humor e bem-estar. Também pode ter origem em baixos níveis de vitaminas e minerais, como as vitaminas E e B6 e também do cálcio e magnésio no organismo. Excesso de sal nos alimentos, ingestão de bebidas alcoólicas ou cafeína.

 

Sintomas Emocionais:

  • No corpo: Seios sensíveis e inchados, acne, sonolência, insônia, letargia, alterações do apetite, fadiga, fome excessiva ou perda de apetite, aumenta de peso de 2 a 3 quilos, inchaço, dificuldade de concentração, dor de cabeça, dor lombar e na região pélvica;

  • No aparelho gastrointestinal: constipação, retenção de líquido ou quantidades excessivas de gases;

  • No humor: Vontade de chorar, irritabilidade/alteração de humor, desesperança, ansiedade ou descontentamento geral, depressão.

 

Pela visão da medicina tradicional chinesa a tensão pré-menstrual é uma síndrome originária de dois fatores:

  • Estagnação do Qi (energia) e do Xue (sangue) do fígado;

  • Deficiência do yang do rim e do yang baço-pâncreas.

 

Pela medicina tradicional chinesa, o fígado exerce influência direta nesta síndrome:

  • Nutre o útero por meio do meridiano Chong Mai;

  • Manter o livre fluxo do Qi (energia) e das emoções;

  • Armazenar e liberar o Xue (sangue) de acordo com a necessidade orgânica.

 

A reflexologia abordará uma linha terapêutica baseado nos conhecimentos da medicina convencional e da chinesa. Para isto, iremos dar estímulos em todas as áreas reflexas do sistema hormonal e, também, nas áreas reflexas do fígado, rins e baço-pâncreas. Para a reflexologia a coluna é muito importante, por estabelecer boa parte da comunicação simpática e parassimpática entre as áreas de controle no cérebro e os órgãos afetados. Portanto, as vértebras pelas quais os nervos saem para os órgãos devem receber ênfase nos estímulos. Alguns órgãos afetados pelas alterações hormonais e energéticas deverão ser trabalhados, como os intestinos, enervações simáticas e parassimpáticas. Na área intestinal é onde nosso organismo produz quase que a totalidade da serotonina (hormonal). O Sistema circulatório reflexo deverá ser bem estimulado bem com algumas áreas impactadas pelo desequilíbrio do fígado, como são as articulações. Se a mulher estiver apresentando inchaço, a área reflexa do sistema linfático devera ser trabalhada. 

 

Alguns alimentos podem amenizar esses sintomas e o tratamento da TPM. De maneira geral basta ter e manter uma dieta equilibrada, rica em nutrientes como ácidos graxos, além de praticar exercícios físicos e em alguns casos mais graves, entrar com medicamentos alopáticos e suplementação de vitaminas e minerais.

É importante neste período, principalmente, dar preferência aos alimentos com pouco sal para não reter líquidos.

Outra dica muito importante é o repouso.

Para conter a irritabilidade e a ansiedade deve procurar ingerir alimentos que contenham carboidratos complexos como cereais integrais, pão e arroz integral. Além de nutritivos, colaboram para o bom funcionamento dos intestinos e consequentemente irá ajudar na redução da irritabilidade (menos enfezada).

 

Artigos Acadêmicos atestando os benefícios da reflexologia no tratamento da TPM:

a)DO FOOT REFLEXOLOGY AND RELAXATION TRAINING DECREASE PREMENSTRUAL SYMPTOMS IN ADOLESCENT FEMALES

Autores: Marwa A. Mohamed, PT.D. Asmaa M. El Bandrawy, PT.D. Amir A. Gabr, M.D.

DOIhttps://doi.org/10.15621/ijphy/2016/v3i5/117433

Publicação: Internacional Journal of Physiotherapy; VOL 3, ISSUE 5, 2016

Saúde é Consciência

Ter saúde é uma questão de consciência. A doença é acima de tudo um desequilíbrio, e quando nos conhecemos e nos harmonizamos física, emocionalmente e mentalmente, estamos criando uma barreira protetora. Este equilíbrio se traduz em homeostase fisiológica com nosso sistema imunológico restabelecido.

informação é a força mais influente no universo. "Jacob Bekenstein"

Apoio

Azul esboçado TV