• Vinicius Macedo

Hormônios: eles comandam tudo, do humor ao emagrecimento.

Atualizado: 6 de Ago de 2020

Conforme a proposta do espaço Saúde é Consciência, vou divulgar uma matéria muito esclarecedora sobre a importância dos hormônios para nossa saúde física e emocional.



https://methodus.com.br/artigos/hormonios_eles_comandam_tudo_do_humor_ao_emagrecimento/

Antes de acrescentar mais alguns comentários, gostaria de reforçar um dos parágrafos desta matéria:

"Orquestra afinada

Imagine o sistema hormonal como uma orquestra. O hipotálamo, no miolo do cérebro, é o diretor artístico, e a hipófise, na base do crânio, o maestro. Nesse conjunto, os hormônios sintetizados por outros órgãos e glândulas equivalem às orquestras de câmara. Como em um concerto, em que todos os músicos tocam juntos, os hormônios interagem entre si - e o bom funcionamento de um depende da ação precisa de outro."


O texto é longo, mas seu entendimento é de grande importância para nossa saúde. O Sistema hormonal é o maestro que rege a nossa qualidade de vida e estado emocional. Seu funcionamento é diretamente influenciado pelos bons hábitos de vida e pela qualidade de nossas emoções. Emoções saudáveis influenciam positivamente ao sistema e as emoções negativas fazem exatamente o oposto.


Como Reflexoterapeuta, posso afirmar que a qualidade do nosso humor e o bom funcionamento do sistema hormonal estão diretamente conectados e um interfere no outro. Desta forma, emoções e sentimentos negativos como a raiva, a angustia, o medo e outros irão comprometer seu equilíbrio, e as emoções positivas irão favorecê-lo. O caminho contrário também é verdadeiro, se nosso sistema hormonal esta equilibrado, nosso humor e bem-estar ficarão favorecidos.


O Sistema Hormonal esta fortemente conectado ao Sistema Nervoso Central. Desta forma, por meio da reflexologia podal atuamos diretamente no estimulo neurológico para equilibrar os pontos reflexos de controle do Sistema Hormonal. Sendo esta uma verdade já demonstrada em diversos estudos acadêmicos, quando efetuamos os estímulos terapêuticos, iremos levar o Sistema Hormonal para o estado de equilíbrio (homeostase) e desta forma, atuaremos de forma não invasiva diretamente no reequilíbrio emocional, bem como de diversos sistemas fisiológicos.

Boa leitura!


Abaixo alguns trabalhos acadêmicos demonstrando a eficácia da reflexologia no equilíbrio hormonal:


A) "The Physiological and Biochemical Outcomes Associated with a Reflexology Treatment: A Systematic Review"

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24883067


B) "EFEITO DA MASSAGEM NOS PÉS COM E SEM A ESTIMULAÇÃO DE PONTOS REFLEXOS SOBRE A GLICEMIA E RELAXAMENTO EM DIABÉTICOS TIPO 2 – UMA SÉRIE DE CASOS."

http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2015/anais/roberta_ramos_pinto_1.pdf


C) "Foot Reflexology and Diabetes"

http://academyofancientreflexology.com/wp-content/uploads/2015/05/Diabetes_and-Foot_Reflexology_case_study.pdf


D) "O USO DA REFLEXOLOGIA NO TRATAMENTO DA GASTRITE "

http://www.uniararas.br/revistacientifica/_documentos/art.017-2016.pdf


E) Evaluation of anxiety, salivary cortisol and melatonin secretion following reflexology treatment: A pilot study in healthy individuals

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1744388106000909


F) Randomized Controlled Study of Premenstrual Symptoms Treated With Ear, Hand, and Foot Reflexology

http://www.reflexologyresearch.net/rwsfullpublishedstudy.pdf

ou

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/8233263

G) The effects of Reflexology on sleep disorder in menopausal women

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042811029788


89 visualizações0 comentário