Saúde é Consciência
Resfriado
Doença do trato respiratório causada por vários tipos de vírus que ocorrem normalmente após a exposição a mudanças repentinas na temperatura. A transmissão do resfriado é feita por contato direto com secreções infectadas de superfícies contaminadas ou por inalação do vírus aéreo após indivíduos tossirem ou espirrarem.
Propensão a espalhar a doença durante os primeiros dois ou três dias. Normalmente, o resfriado desaparece depois de sete dias. Quando durar mais de sete dias, deve começar a considerar a probabilidade de algum outro problema.
Principais sintomas:
-
Nariz escorrendo abundante;
-
Congestão;
-
Dores de cabeça;
-
Espirros.
Adquirir um vírus que cause resfriado é algo bem comum, principalmente no inverno ou em épocas de grande precipitação de chuvas onde costumamos nos manter em locais fechados. Entretanto, algumas pessoas são mais susceptíveis a este tipo de problema, e nestes casos, devemos buscar entender melhor. Mesmo que seja viral, quando nosso sistema imunológico está bem, nosso organismo consegue se livrar do problema com facilidade e com menos sintomas. No caso de ter resfriados com frequência, alguns questionamentos podem ser feitos para entendermos as causas da baixa imunidade.
1) Como está seu sono?
2) Você anda ansioso ou estressado?
3) Como anda a qualidade de sua alimentação?
4) Seu consumo diário de água é adequado?
Normalmente , má alimentação, dormir pouco, beber pouca água e conviver com a ansiedade e estar estressado são os principais fatores que desregulam nosso sistema imune.
A Reflexologia é uma ferramenta que atua na regularização de alguns destas causas é pode ajudar muito ao organismo, por meio de seu equilíbrio, estar saudável para enfrentarmos este tipo de virose. Proporciona uma melhora significativa na qualidade do sono, no controle e regularização do metabolismo da ansiedade e do estresse.
Quando estamos dentro de um quadro gripal, a reflexologia também irá auxiliar melhorando sintomas, reduzindo inflamações e aumentando nossa capacidade de purificação de proteínas criadas pelo nosso organismo no combate a infecção e pelo vírus no processo de sua replicação.
Áreas reflexas que deverão ser trabalhadas:
-
Na coluna. ênfase nas vértebras C1, C2, C4 e C5.
-
Peito;
-
Pescoço;
-
Amigdalas;
-
Pulmão;
-
Cortex externo das suprarrenais;
-
Sistema linfático superior;
-
Timo;
-
Seios paranasais.
Se estivermos fazendo um trabalho preventivo para a imunidade, acrescentar também:
-
Baço.