Saúde é Consciência
Boca seca
Dentre os diversos fatores que podem ocasionar a boca seca ou xerostomia o mais importante é o estresse que em decorrência desequilibra nosso Sistema Nervoso que ocasiona a diminuição da produção de saliva pelas glândulas salivares presentes na boca.
O sistema nervoso simpático induz a produção da adrenalina, hormônio vasoconstritor produzido pela adrenal e ainda estimula a contratilidade de certas células (mioepiteliais) que envolvem as regiões responsáveis pela produção de saliva. O resultado dessa estimulação é a expulsão da saliva pré-formada, aumentando transitoriamente o fluxo salivar. Após alguns instantes , o fluxo salivar começa a diminuir devido à redução da irrigação sanguínea determinada pela vasoconstrição simpática (redução do calibre do vaso e consequente diminuição da irrigação sanguínea). Sendo assim, quando há uma hiperatividade simpática a boca fica seca, podendo até ocorrer dor e dificuldade na deglutição.
Para nenhuma patologia, uma terapêutica padrão é suficiente. Pelos pés iremos buscar sinalizações que mostrem a raiz do problema. Estas informações serão a base para a construção de uma terapêutica eficiente.
Protocolo básico da reflexos para tratar a secura da boca. Áreas reflexas evolvidas:
1) Hipotálamo;
2) Hipófise (ênfase);
3) Pineal;
4) Coluna com ênfase na C2, C3, C4 e C5;
5) Circulação;
6) Fígado;
7) Baço;
8) Pâncreas;
9) Ovários;
10) Nervo vago (ênfase);
11) Boca;
12) Paladar (ênfase);
Se o interagente tem dificuldade de enxergar a situação que esta tendo dificuldades de ver possibilidades para voltar a ter uma vida com prazer (palatável):
13) Nervos óticos;
14) Olhos.
Se a interagente estiver na menopausa, ênfase e todo sistema hormonal:
Recomendações:
1) Boa hidratação;