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TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

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O TDAH é um transtorno onde os neurotransmissores catecolaminérgicos (dopamina a noradrenalina e a adrenalina) funcionam em baixa atividade, o que acarreta dificuldades para manter a atenção em atividades prolongadas, repetitivas ou que não lhes seja interessante. São facilmente distraídas por estímulos do ambiente externo. Tendem a ser impulsivas e apresentam dificuldades em se organizar e planejar. O TDAH pode levar o indivíduo a dificuldades emocionais e consequentemente de relacionamento, além de baixo desempenho escolar, mesmo que apresentem inteligência e criatividade normais.

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A percepção dos pais

O TDAH é uma transtorno difícil de identificar corretamente apenas por seus sintomas, sendo mais perceptíveis nos meninos, e mais discretos em meninas. Pelos prejuízos na aprendizagem e no emocional, o diagnóstico correto é essencial para separar o caso de crianças que estão simplesmente agindo conforme sua idade das que realmente precisam de ajuda e eventualmente até medicação.

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Não há exames de laboratório para diagnosticar o transtorno. O diagnóstico deve ser feito por um grupo de profissionais com formação em neuropediatria, psicopedagogia, psicologia, fonoaudiologia e oftalmologia.

O diagnóstico

Segundo estudos científicos o portadores de TDAH têm alterações na região frontal e as suas conexões com o resto do cérebro. A região frontal orbital é responsável pela inibição do comportamento (controla ou inibe comportamentos inadequados), responsável pela atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.
O que parece estar alterado nesta região cerebral é o funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre os neurônios.

Pela neurociência

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A) Hereditariedade

Os genes parecem ser responsáveis não pelo transtorno em si, mas por uma predisposição ao TDAH.

B) Substâncias ingeridas na gravidez:

Estudos mostram uma associação entre o consumo de nicotina e do álcool e a maior incidência de casos, embora não mostram uma relação de causa e efeito direta. 

C) Sofrimento fetal:

Estudos mostram que mulheres que passaram por problemas no parto, que ocasionaram  sofrimento fetal, tinham maior chance de terem filhos com TDAH, mas sem uma relação de causa clara.

D) Exposição a chumbo:

Crianças pequenas que sofreram intoxicação por chumbo podem apresentar sintomas semelhantes aos do TDAH.

E) Problemas Familiares:

Alguns estudos controversos sugerem que problemas familiares (discórdia conjugal, ausência de um dos pais, ambiente familiar caótico) poderiam ser uma das causas do TDAH.

Possíveis causas

Tratamentos convencionais

O tratamento para TDAH mais indicado é multimodal, ou seja, a combinação de medicamentos como a Ritalina (o cloridrato de metilfenidato) e Concerta e psicoterapia (TCC - Terapia Cognitivo-Comportamental).

Há um consenso médico que esta substâncias são bem seguras e toleradas. Os efeitos colaterais reportados pelo uso de Ritalina são:

  • Falta de apetite;

  • Dor de cabeça;

  • Aperto no peito;

  • Taquicardias;

  • Insônia;

  • Aumento da pressão arterial;

  • Tremores;

  • Sudorese excessiva;

  • Boca seca;

  • Crises de ansiedade, pânico ou surtos psicóticos.

Complicações sérias, como convulsões e arritmias cardíacas são improváveis nas doses recomendadas e o histórico do paciente.

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Mas devido aos possíveis efeitos secundários da medicação, muitas pessoas buscam alternativas naturais e eficazes, bem como associa-los a tratamentos naturais, buscando reforçar o organismo e a fazer uso em menores dosagem de medicamentos.


É muito importante que haja o acompanhamento médico, mesmo com a utilização das medicinas complementares.

Tratamentos complementares

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Para saber como a Reflexologia pode ajudar, é necessário entendermos mais sobre este transtorno e seus desdobramentos.

Nosso Sistema Nervoso Central (SNC) é constituído de compartimentos funcionais interligados. Recebemos por meio de nossos cinco sentidos inúmeras informações do meio externo e por meio de filtros podemos selecionar o que é importante e urgente ser tratado, sendo estas informações conduzidas para o córtex cerebral. Desta forma recebemos estímulos, estabelecemos conexões com suas características, guardamos as informações como memórias para reutilizá-la na hora que precisarmos interpretar e decodificar novas fatos e acontecimentos. A atenção é fundamental para o processo de aprendizado e depende de uma área do tronco cerebral chamada de formação reticular que está envolvida em ações como os ciclos de sono, o despertar e a filtragem de estímulos sensoriais, para distinguir os estímulos relevantes dos estímulos irrelevantes. Após este filtro, estímulos relevantes são enviados para córtex, tornando-se consciente.
 

Por meio da Reflexologia o terapeuta irá estimular as áreas reflexas:

  • Hipotálamo;

  • Tálamo, filtro dos estímulos dos sentidos como tato, visão e audição e interfere no comportamento emocional;

  • Terapêutica do Hálux, correspondente a toda área reflexa do do tronco cerebral;

  • Hipocampo, apresenta potenciais de ação quando se realizam estímulos visuais, acústicos, gustativos e somático-sensitivos, auxiliando na memória associativa (declarativa), na atenção, no estado de alerta, em funções endócrinas, viscerais e no comportamentais e sociais.

  • Amígdala Cerebelosas, é o centro da agressividade e do medo. Indicação forte para interagentes que tem quadro de TDAH relativo a Síndrome do Pensamento Acelerado.

  • Fígado. A produção da dopamina ocorre no cérebro pela ativação da enzima tirosina hidroxilase, que converte o aminoácido tirosina em L-DOPA, que, posteriormente, será descarboxilada formando a dopamina. A tirosina é produzida no fígado, através da fenilalanina hidroxilase.

  • VTA (Ventral Tegmental Area). Esta é a principal área produtora do neurotransmissor Dopamina;

  • Cérebro.

 

Trabalhos acadêmicos reportando benefício da Reflexologia na redução de sintomas do TDAH:

  1. A case study: Effects of foot reflexotherapy on ADHD symptoms and enuresis nocturia in a child with ADHD and enuresis nocturia, Volume 33, 2018, Pages 139-141, ISSN 1744-3881, 

Link: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1744388118302834

Autores: Senol Dane, Menizibeya O. Welcome.

DOI: https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2018.10.003

 

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A informações passadas tem caráter informativo. As formas de uso devem ser sempre obtidas com supervisão de um Naturopata.

Aromaterapia Clínica utiliza óleos essenciais medicinal em tratamentos que podem afetar positivamente a saúde física, mental e emocional.
Um estudo feito em 2001 pelo Dr. Terry Friedman comparou a eficácia dos óleos essenciais de Lavanda, Vetivere Cedro no tratamento de crianças com TDAH. Dos três óleos essenciais, a inalação de Vetiver mostrou ser a mais eficaz em observações e varreduras de ondas cerebrais.
Para reforçar a memória e concentração, podem ser utilizados óleos de Alecrim e Hortelã.
Para um efeito calmante, Ylang Ylang e Lavanda são comprovadamente eficazes, enquanto o Frankincense traz bem-estar emocional, clareza e função cognitiva elevada.

Aromaterapia

Alimentos e Suplementos

A informações passadas tem caráter informativo. As quantidades e dosagens devem ser sempre obtidas com supervisão de um médico Nutrólogo ou Nutricionista.

Alimentos e suplementos alimentares que podem auxiliar no tratamento do TDAH:

  • Alimentos frescos e integrais - evitar o uso de alimentos processados, enlatados,  derivados de trigo, laticínios, os açúcares, os aditivos (principalmente o glutamato monossódico) e os corantes.

  • Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, principalmente a B6: ajudam a manter um sistema nervoso saudável. A vitamina B-6 é necessária para a produção e metabolização da serotonina, dopamina e norepinefrina. 

  • Alimentos ricos em magnésio: O magnésio ajuda a acalmar o sistema nervoso, melhora da concentração e redução da ansiedade e são vitais para a função cerebral normal. 

  • Ácidos graxos ômega-3: Alguns levantamentos sugerem que a suplementação com lipídeos marinhos parece proporcionar alguma melhora nos sintomas do TDAH. Os mecanismos exatos envolvidos ainda são desconhecidos. 

  • Consumo de L-Triptofano. Este suplemento é o precursor da DOPA que é precursora da Dopamina.

  • Flor de maracujá (Passiflora incarnata): Essa flor ajuda a acalmar as sensações de ansiedade. Usada para tratar insônia, palpitações, ansiedade, agitação, inquietação mental.

  • Melissa (Melissa officinalis) -  calmante que pode reduzir a sensação de ansiedade. 
     

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Terapia Floral

Segundo a Naturopada Fernanda Ornelas do espaço  Expandir Centro de Bem Viver, a terapia Floral pode ser indicada em tratamentos de crianças com TDHA porque ajuda a equilibrar o emocional de forma natural, sem contraindicações. As essências florais não contêm fármacos, não são medicamentos.

Florais são essenciais extraídas de flores que atuam no equilíbrio do ser humano nos aspectos emocionais, mentais, físicos. Agem de forma sutil, de acordo com a personalidade de cada ser humano, auxiliando a tratar questões como baixa autoestima, irritação, insônia, preocupações em excesso, medos, traumas e outras questões, aliviando diversas ansiedades porque age na causa raiz da questão. 

Quando eliminamos a causa da queixa, do incômodo, o corpo também se equilibra trazendo mais leveza e harmonia.
 

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